Data

Salvador,

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

RESENHA DO FILME "AMOR SEM ESCALAS"

Título original: UP IN THE AIR
Direção: Jason Reitman
Elenco: George Clooney, Ana Kendrick, Vera Farmiga, Jason Bateman, Amy Morton

                                  

" Para me conhecer você precisa voar comigo" , Ryan Bingham (George Clooney), executivo contratado por empresas em crise financeira, tem a tarefa de comunicar aos funcionários que seus serviços não são mais necessários e convencê-los que a perda do emprego tem seu lado positivo, tarefa esta que desempenha de maneira eficiente, impecável e implacável.

Construiu um estilo de vida prático, vivendo entre um vôo e outro, tendo como residência os quartos de hotéis, com relacionamentos efêmeros, sem compromissos emocionais, tendo como único objetivo, alcançar a marca de 10 milhões de milhas.


Tudo parece perfeito e organizado até entrar em sua vida duas mulheres: Alex (Vera Farmiga), uma mulher linda e inteligente com estilo de vida parecido com o seu, que abala sua estrutura, levando-o a rever seus conceitos pré-estabelecidos, e Natalie Keener (Ana Kendrick),uma jovem

 recém-formada que apresenta à empresa um projeto que possibilita demitir as pessoas através de vídeoconferência, reduzindo assim os custos, pondo fim às viagens de Bingham e consequentemente a interrupção dos seus objetivos.

" Amor sem escalas" aborda temas sérios como: Relações Humanas (especialmente no caso de Bingham e Alex, em que ambos buscam em sua relação uma válvula de escape nas suas vidas nômades), Crise Econômica (Acometida sobre o mundo em 2008 e 2009, no qual milhares de pessoas perderam seus empregos, gerando reflexos em suas vidas financeira e emocional, que pode ser observada no uso dos depoimentos), Impessoalidade (forma como os funcionários eram demitidos, apesar de trabalharem há bastante tempo na empresa) e Solidão (multidão de pessoas cercada por gente, mas no fundo profundamente sós).

Relacionando o filme nas questões de âmbito organizacional, podemos citar as relações de Motivação e Liderança (quando Ryan guia a inexperiente Natalie em sua função), Clima e Cultura Organizacional (no qual Bingham ao ser contratado não necessita se envolver com o clima e cultura das empresas, sendo sempre impessoal, completando seu trabalho naturalmente), Saúde do Trabalhador (a forma fria com que os funcionários eram demitidos acarretava fatores negativos em suas saúde, no qual pode ser constatado no momento em que uma funcionária, ao ser demitida, entra em depressão, cometendo suicídio) e Recursos Humanos (a maneira criativa pelo qual as empresas contratantes elaboravam as estratégias de demissão).

De acordo com o contexto temático do filme. surge uma pergunta: Como agir em uma situação de demissão, na qual você é demitido ou tem que demitir alguém? Provavelmente nós futuros administradores nos depararemos com a situação de demitir um funcionário e quando isto acontecer, temos que está preparados, pois, esta é uma situação que não só vai mexer com a pessoa que está sendo demitida, mas também, com outras do seu convívio.

É isto que o filme "Amor sem escalas" nos mostra em cenas ricas que nos deixa a refletir sobre diversas situações da nossa vida.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Amor sem escalas.Up In The Air.Direção Jason Reitman. Paramount Pictures/ Cold Spring Pictures / The Montecito Picture Company/ Right of Way Filmes. EUA,2009. Paramount Pictures. Brasil. 2010. DVD (104), color.






Atividade desenvolvida sobre o comportamento humano no âmbito organizacional.
Disciplina: Psicologia
Professora: Roberta Marback



  

2 comentários:

  1. Assistir esse filme e achei muito bom , é muito bom também esse ponto de vista de vcs !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcos por acompanhar nossas atividades.
    O filme Amor sem escalas, aborda vários temas em que pode ser analisado sob diversos ponto de vista.

    ResponderExcluir