Data

Salvador,

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO COM BASE NO FILME "O TERMINAL"




Filme: O Terminal
Título Original: The Terminal
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones,Stanley Tucci, Chi McBride, Zoe Saldana, Diego Luna, Barry Shabaka Henley, Kumar Pallana,
Eddie Jones, Jude Ciccolella.




A comunicação é uma necessidade fundamental na vida de todo ser humano. É o transmitir, o entender e modificar, é a troca de informações e experiências que promove e possibilita a interação entre as pessoas.
Utilizando o filme O Terminal, dirigido pelo cineasta Steven Spielberg, lançado em 2004, podemos constatar claramente a importância da comunicação, sua compreensão e domínio dos códigos linguísticos na história de Viktor Navoski (Tom Hanks), um cidadão que viaja aos Estados Unidos em busca de realizar um sonho, mas devido a um golpe de estado sofrido pelo seu país (Krakoshia) tem seu visto de entrada cancelado, passando a viver no terminal do aeroporto a espera do fim do conflito.
O filme é desenvolvido num cenário repleto de vários tipos de linguagem. A verbal, utilizada em todos os diálogos, embora nem sempre compreendida, a não verbal, explícita nas faixas coloridas, imagens da tv, câmera de vigilância, sinais sonoros, entre outros, e a mista, clara na cena em que o chefe de segurança Frank Dixon (Stanley Tucci) tenta explicar a situação a Viktor usando palavras, gestos e símbolos (maçã + saco de batata) sem obter êxito.









Vale descrever o espírito empreendedor de Viktor, bem como sua esperteza que ao perceber a necessidade de aprender o código local, comprou dois livros iguais, um em seu idioma e outro no idioma local e através da comparação das palavras deu início ao seu aprendizado,
e a importância do domínio linguístico destacada na cena em que Viktor é utilizado para estabelecer a comunicação entre Frank Dixon e um estrangeiro que tentava embarcar levando consigo remédios para seu pai  sem um documento específico, que devido as normas não era permitido, mas  como Viktor era o único que tinha o domínio do código, ajuda o estrangeiro ao afirmar que os remédios eram para o “bode” informação adquirida através da  leitura dos manuais (permissão para embarcar com remédios desde que fosse para animais).




Percebemos também que esta cena apresenta os seis componentes essenciais  da comunicação, no qual Viktor, o estrangeiro e Frank Dixon exercem as funções principais de emissores e receptores respectivamente, os remédios, motivo da retenção do estrangeiro é o referente, o idioma utilizado no diálogo entre Viktor e o estrangeiro é o código, a voz e o ouvido são os canais utilizados para o processamento da mensagem e a mensagem é a informação de que os remédios eram destinados a um animal.
Podemos observar que o ambiente no qual o enredo se desenvolve, o Aeroporto John F. Kennedy, é uma organização com suas preocupações de segurança, mas com sistema vulnerável, cujo chefe é um burocrata que segue a risca as regras de seu ofício, porém se destaca como um líder inflexível sem liderança.









O cenário do filme é um paraíso de promoção e divulgação de vários produtos, o merchandising, a venda sem palavras, exemplo a Burger King (em que Viktor sacia a sua fome comendo um sanduíche), Hugo Boss, (a compra do terno para usar no jantar com Amélia) e até mesmo nos anúncios dos voos da American Airlines, entre outros.
Não vamos esquecer as manifestações sem controle que ocorrem dentro das organizações, quando alguém ouve uma mensagem, não compreende e transmite adiante de uma maneira totalmente diferente, a famosa “rádio peão”, exibida na cena em que o zelador indiano Gupta (Kumar Pallana) insinua para os demais colegas que Viktor é um espião da Cia.
Finalizamos com a certeza de que a sobrevivência e evolução do ser humano dependem muito da comunicação.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


O Terminal. The Terminal. Direção de Steven Spielberg. DreamWorks SKG / Amblin Entertainment. EUA,2004. Paramount Pictures. Brasil. 2004. DVD (128), color.




Atividade desenvolvida sobre a Importância da Comunicação.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Lícia Margarida

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

09 de Setembro Dia do Administrador

Profissional de grande importância na sociedade, aquele que atua, planeja, organiza e expande a competitividade e sustentabilidade das organizações.
Parabéns Administradores pelo seu dia.



Homenagem ao Dia do Administrador